Uma Igreja pobre, dos pobres e para os pobres

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Passadas 5 décadas, o sopro de renovação trazido pelo Concílio Vaticano II ainda não se esgotou. Prova disso foi o encontro denominado Council50, que - inspirado nas palavras e atitudes do Papa Francisco - reuniu setores progressistas da Igreja Católica do mundo inteiro em Roma, de 22 a 24 de novembro. Temas como a participação efetiva dos leigos na tomada de decisões, o retorno aos valores essenciais do Evangelho como a pobreza e o serviço aos pobres, a vocação das mulheres e a possibilidade de sua ordenação, o reconhecimento das pessoas LGBT e a situação dos casais divorciados e recasados, entre outros foram debatidos, culminando numa declaração que busca retomar o espírito do chamado Pacto das Catacumbas.

No próximo sábado, os delegados do Brasil que estiveram no evento vão fazer um relato do que foi discutido e abrir o debate para que outras pessoas possam se apropriar destes temas e assim propor mudanças profundas em nossa estrutura eclesial e no seu papel frente ao mundo de hoje. Será na Capela do Santíssimo Sacramento, mantida pelos Jesuítas, na Rua Divinópolis, 545 - Vila Brasilina, região do Ipiranga. Iniciará às 17h. A seguir, às 19h haverá a missa de encerramento do ano do Grupo de Ação Pastoral da Diversidade (GAPD) e uma confraternização entre os presentes. Compareça e divulgue!

Foto originalmente publicada em http://www.publico.pt/mundo/noticia/papa-francisco-diz-que-a-pobreza-e-a-divida-que-a-america-latina-tem-1701219

[Em 13/12/2015, 22h] O nosso evento aconteceu e foi um sucesso! Acima, uma foto dos 4 cavaleiros (ou melhor uma amazona e três cavaleiros!) do Apocalipse, colocando suas questões, sempre enraizadas numa fé profunda no Deus amoroso e misericordioso, buscando a renovação da Igreja pelo sopro do Espírito.

Comente com o Facebook: